Conheça um pouco da história do defensor do povo

Oleno Inácio de Matos (PDT/RR) foi eleito nas eleições de 2014, em primeiro mandato como deputado estadual por 4.924 votos. Defensor-público do Estado de Roraima, 43 anos, nasceu em Teresina/Piauí, de onde veio aos dez anos de idade, com seus pais e irmãos. Atualmente é Casado com Roberta Matos há 17 anos, e pai de três filhas.

Há 33 anos vive em Roraima, onde cresceu, estudou, cursou Universidade, constituiu família e luta em defesa dos direitos das pessoas, por meio da Defensoria Pública do Estado há mais de 12 anos. Depois de estudar nos colégios São José e Escola Técnica de Roraima (atual Instituto Federal de Roraima), em 1992, ingressou na Universidade Federal de Roraima, fazendo parte da primeira turma de Direito. Formou-se em 1997, assumindo em seguida o cargo de Assessor Jurídico da Companhia de Água e Esgoto de Roraima (CAER), onde havia sido admitido em 1989, na função de protocolista.

Após aprovação no concurso público, em 2002, assumiu o cargo de Defensor Público do Estado de Roraima. Desde então luta incansavelmente por um atendimento de qualidade aqueles que buscam a defesa dos seus direitos. Também luta diariamente por melhorias nas condições de trabalho e valorização da Defensoria Pública como instituição. Sua capacidade de trabalho e seu espírito de liderança o levaram a ser eleito para dois mandatos como Defensor Público Geral, de 2007 a 2011, e a quatro como Subdefensor Público Geral (2002/2004 e 2012/2015).

Deputado Oleno é Membro atuante nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima. Foi secretário-geral adjunto, secretário-geral, presidente da Banca Examinadora de Exame de Ordem e atualmente é conselheiro federal afastado. Praticante e incentivador do esporte, ao lado dos irmãos e de alguns amigos, fundou em 1998 o Constelação Futebol Clube, por meio do qual incentiva a prática do Futsal no Estado e dá chance de inserção social a muitos jovens.

Ele é incansável defensor dos direitos das pessoas com deficiência, participando da fundação de várias Associações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, sendo integrante no Conselho Estadual de Direito da Pessoa com Deficiência, bem como, participa ativamente no Conselho dos Direitos dos Idosos.

Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa

No parlamento, o deputado Oleno faz parte de quatro Comissões, que são:

– Vice-Presidente na Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso e de Ação Social;

– Membro na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final;

– Suplente na Comissão de Ética Parlamentar;

– Membro na Comissão de Viação, Transportes e Obras